Conheça todos os gases industriais e como são obtidos para a solução de diversas demandas
Ao contrário do que se pode imaginar, gases industriais não são nocivos à saúde e são indispensáveis para a manufatura de produtos. Eles são especialmente fabricados por empresas especializadas e são produzidos exclusivamente para serem utilizados no setor industrial.
Os principais gases utilizados pela indústria são o oxigênio, nitrogênio, argônio, hidrogênio, monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, amônia, hélio, óxido nitroso e acetileno. A seguir, iremos explicar como cada um destes gases são obtidos e quais são os procedimentos.
Criogenia para produção de gases industriais
O gás oxigênio é obtido através de um procedimento básico e comum a outros gases, onde comprime-se o ar atmosférico, remove-se a poeira e demais impurezas, e, após isso, o ar é resfriado até passar do estado gasoso para o líquido. Dentre suas aplicações, o oxigênio pode ser utilizado para setores de medicina, metalurgia, indústria química, saneamento, aquicultura e fabricação de papel.
Esse procedimento, chamado de criogenia industrial, se repete para os gases hidrogênio, nitrogênio e argônio.
O hidrogênio, inclusive, é obtido a partir de reações químicas, como a hidrólise de água, por exemplo. Ele é bastante utilizado no setores de eletrônico, vidraçaria, produtos químicos e petrolífero.
Outros gases industriais e seus procedimentos
Além da criogenia, alguns procedimentos exclusivos são utilizados para obtenção de gases industriais, conforme veremos a seguir.
#1 Gás Hélio
Por ser um gás atóxico, é obtido principalmente pela destilação fracionada do ar, empregado na pressurização de foguetes, cilindros de ar para mergulhadores, enchimento de balões, soldas elétricas e detecção de vazamentos.
#2 Dióxido de carbono
Ele é empregado principalmente para fabricação de bebidas carbonatadas, embalagens, congelamento e resfriamento de alimentos, em mistura metabólicas medicinais, em soldagens na fabricação de metais, em neutralizações e catering. É obtido também através da queima do gás natural.
#3 Argônio
É um gás inerte, é obtido através da separação do ar líquido ou da extração de minérios. Ele é usado como gás imóvel de proteção em soldagem e metalurgia, bem como em lâmpadas fluorescentes.
#4 Monóxido de carbono
Esse gás é usado como gás reduzido em processos químicos, além de ser produzido como subproduto da queima incompleta de combustíveis fósseis.
#5 Dióxido de enxofre
É produzido como subproduto da queima de combustíveis fósseis e pode ser obtido por processos químicos de oxidação de enxofre, sendo utilizado como agente de purificação em processos de refino de petróleo e como aditivo em combustíveis líquidos.
#6 Amônia
Produzida por processos químicos de nitrificação a partir do nitrogênio do ar e do gás hidrogênio e é usada como matéria-prima em processos químicos, incluindo a produção de fertilizantes e plásticos.
#7 Óxido Nitroso
É produzido através de processos químicos que combinam nitrogênio e oxigênio, e é usado como anestésico em medicina e dentistry, bem como em aplicações de refrigeração.
#8 Acetileno
É produzido através de processos químicos que combinam gás hidrogênio e dióxido de carbono e é usado como fonte de calor e luz em soldagem e corte, bem como como gás de combustão em fornos.
Conheça os modos pelos quais fornecemos as nossas soluções em gases industriais
Contamos com um time de profissionais altamente capacitados a utilizar-se estrategicamente de uma vasta gama de tecnologias e processos, a fim de estreitar a colaboração entre a equipe e os nossos clientes, identificando as melhores soluções que se encaixem às necessidades certas. Tratando-se de armazenamento e manuseio, pureza ou fatores de segurança, oferecemos opções personalizadas para garantir o sucesso de todos os processos de projetos.
Além disso, a Air Liquide trabalha para garantir um fornecimento de gases industriais confiáveis que segue os mais rígidos padrões de segurança mundiais, sem contar o fato de que os nossos processos de qualificação passam por um rigoroso crivo, submetendo-se a tecnologias desenvolvidas que otimizam a logística e asseguram a satisfação do cliente no final das contas.
Se quiser saber mais ou tenha ficado com alguma dúvida sobre o conteúdo abordado, entre em contato com o corpo de especialistas. Com certeza eles trarão a solução em gases industriais que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa. Conte conosco!