O Juiz do Supremo Tribunal do Brasil, Alexandre de Moraes, ordenou na sexta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro testemunhasse no prazo de dez dias na investigação dos ataques às instituições democráticas por apoiantes Bolsonaro a 8 de Janeiro.
Ordeno à Polícia Federal que proceda à audiência de Jair Messias Bolsonaro, num prazo máximo de 10 dias”, disse ele, acrescentando que a audiência terá de ser notificada à Procuradoria-Geral da República (PGR), segundo o jornal ‘O Globo’.
Moraes salientou também que o testemunho de Bolsonaro, “nos termos indicados pelo Ministério Público”, é “indispensável para o esclarecimento completo dos factos sob investigação”. Em particular, o papel do ex-presidente, que tem repetidamente posto em causa o sistema eleitoral brasileiro, bem como encorajado ataques às instituições democráticas, está a ser investigado.
Bolsonaro regressou ao Brasil a 30 de Março depois de ter passado três meses nos Estados Unidos, quando evitou estar presente na tomada de posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enquanto as investigações sobre os ataques à sede dos três ramos do governo a 8 de Janeiro estavam a avançar.
Fonte: (EUROPA PRESS)